Seja bem-vindo(a) à SAUESP!
PRINCIPAL EVENTOS NECE QUEM SOMOS CONTATO
> Eventos > IV Seminário de Prevenção do Suicídio no ES

IV SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO ES





INFORMAÇÕES GERAIS


Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES)

Desde março de 2014, em iniciativa inédita no Espírito Santo, após uma série de suicídios divulgados pela imprensa local, um grupo de pessoas preocupadas com as repercussões e com a paralisia que o tema gera começou a reunir-se criando o Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo. Objetivos: ampliar a discussão do tema, bem como desenvolver estratégias por meio uma rede integrada de acolhimento ao comportamento suicida, em trabalhos de prevenção e de posvenção. Fazem parte deste Grupo de Trabalho atores de diferentes segmentos da sociedade, com representantes das seguintes instituições: Apoio a Perdas Irreparáveis (API), Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (ATEFES), Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEEES), Centro de Atendimento Toxicológico (TOXCEN/SESA), Centro de Estudos de Psiquiatria do Espírito Santo (CEPES), Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica da UFES (CEPEP/UFES), Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/FIOCRUZ), Centro de Valorização da Vida (CVV), Concessionária Rodovia do Sol S.A. (RODOSOL), Conselho Regional de Psicologia – 16a Região (CRP-16), Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da UFES - (NECE/SAUESP/UFES), Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo - Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo - Vigilância Epidemiológica, Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP-ES) – Corpo de Bombeiros Militar do ES, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES - Vigilância Epidemiológica – Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde (NUPREVI), Secretaria Municipal de Saúde da Serra-ES - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e Municipal de Saúde da Serra-ES - Vigilância Epidemiológica.



Datas
  • 23/09/2016 (sexta-feira) e 24/09/2016 (sábado).



Local
  • 23/09/2016 - Cineteatro da Universidade de Vila Velha (UVV).

  • 24/09/2016 - Auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFES/Campus de Goiabeiras).



Público-alvo
  • Aberto ao público em geral.



Programação

23/09/2016 (sexta-feira)

    Cineteatro da Universidade de Vila Velha (UVV)
    Vila Velha (ES)


08h00 às 08h30 - Credenciamento

08h30 às 09h00 - Abertura

09h00 às 10h40 - Mesa 1 - A realidade do suicídio no Espírito Santo

      Coordenação: Márcia Guerrieri (RODOSOL/GTPS-ES)

  • Dados epidemiológicos do Estado do Espírito Santo - Slides - Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (SESA/GTPS-ES)

  • Tentativas de suicídio em crianças e adolescentes por intoxicação no ES - Slides - Daniela Tomassoni (SESA/TOXCEN/PMS/GTPS-ES)

  • Epidemiologia e linha de cuidado no município de Vitória - Slides - Danielly Abreu Xavier e Solange Drumond Lanna (PMV/GTPS-ES)

  • Relato de experiência do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento Carapina no município de Serra - Slides - Carla de Oliveira Maria e Ivana Ananias de Oliveira (PMS)


10h40 às 11h00 - Intervalo

11h00 às 12h00 - Palestra 1

      Coordenação: Danielly Abreu Xavier (PMV/GTPS-ES)
  • O que pode o Poder Público frente ao Suicídio? - Slides - Carlos Felipe D’Oliveira (REPRAPS/ABEPS)

12h00 às 13h30 - Almoço

13h30 às 15h00 - Mesa 2 - Fatores biopsicossociais na prevenção do suicídio

      Coordenação: Daniela Tomassoni (SESA/TOXCEN/PMS/GTPS-ES)
  • Como nossa história de vida e nossa biologia interagem para produzir risco de suicídio: fatores de risco e de proteção - Slides - Humberto Corrêa Filho (UFMG/ABEPS)

  • Exposição à violência e experiências adversas na infância e risco de suicídio na vida adulta - Slides - Maria Carmen Viana (UFES/CEPES/GTPS-ES)


15h00 às 15h20 - Intervalo

15h20 às 16h20 - Palestra 2

      Coordenação: André Luiz Ferreira (CVV/GTPS-ES)
  • Adolescentes com várias tentativas de suicídio: princípios do manejo clínico - Slides - Neury Botega (UNICAMP/ABEPS)


16h20 às 17h10 - Palestra 3

      Coordenação: Nathália Borba Raposo Pereira (SESA/GTPS-ES)
  • O papel da mídia na prevenção do suicídio: o como falar - Slides - Edgard Rebouças (UFES)


17h10 às 17h50 - Mesa 3 - Resiliência em situações de suicídio: formando redes

      Coordenação: Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (SESA/GTPS-ES)
  • Ações Setembro Amarelo - Centro de Valorização da Vida (CVV)

  • Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo - Slides - Daniela Reis e Silva (ATEFES/API/GTPS-ES)


17h50 às 18h00 - Encerramento



24/09/2016 (sábado)

    Auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
    Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/Campus de Goiabeiras)
    Vitória (ES)


08h30 às 09h00 - Credenciamento

09h00 às 10h20 - Mesa 4 - Resiliência em situações de suicídio: fatores de proteção

      Coordenação: Maria Carmen Viana (UFES/GTPS-ES)

  • Fatores de risco e de proteção em enlutados - Slides - Karen Scavacini (Vita Alere/ABEPS)

  • Religiosidade/Espiritualidade e prevenção do suicídio - Slides - Attilio Provedel (UFES/GTPS-ES)


10h20 às 10h30 - Intervalo

10h30 às 13h00 - I Encontro Regional de Sobreviventes no ES
  • Daniela Reis e Silva (ATEFES/API/GTPS-ES)

  • Karen Scavacini (Vita Alere/ABEPS)

  • Carlos Felipe D’Oliveira (REPRAPS/ABEPS)



Palestrantes
  • Attilio Provedel (Vitória-ES) - Professor Associado do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutor em Estudos Métricos da Informação (College of Nursing, University of Central Florida, USA). Coordenador do Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da UFES (NECE/UFES). Coordenador da Biblioteca Virtual SAUESP/UFES. Voluntário Especialista do Centro de Valorização da Vida (CVV). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Carla de Oliveira Maria (Serra-ES) - Assistente Social. Especialista em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais pelo CFESS e em Saúde da Família pela Universidade de Brasília (UnB). Servidora Efetiva do município de Serra desde 2011, lotada na Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h Carapina. Referência Técnica da equipe de Serviço Social.

  • Carlos Felipe Almeida D’Oliveira (Rio de Janeiro–RJ) - Médico. Especialista em Educação em Saúde pela UFRJ. Mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador na Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio 2006-2009. Coordenador da Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio (REPBRAPS). Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.

  • Daniela Reis e Silva (Vitória–ES) - Psicóloga. Terapeuta de Famílias e Casais, EMDR e Brainspotting. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Fellow in Thanatology (Association for Death Education and Counseling). Coordenadora do Grupo API/ES – Apoio a Perdas Irreparáveis. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.

  • Daniela Tomassoni (Vitória–ES) - Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicologia Clínica. Atendimento Psicológico a Tentativas de Suicídio no Centro de Atendimento Toxicológico/TOXCEN. Psicóloga do CAPS Mestre Álvaro. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Danielly Abreu Xavier (Vitória–ES) - Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva pela UFES. Mestranda em Psicologia Institucional pela UFES. Referência da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Edgard Rebouças (Vitória-ES) - Jornalista. Mestre em Comunicação pela Universidade Genoble 3. Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação e Territorialidade da UFES. Coordenador do Observatório da Mídia: Direitos Humanos, Políticas, Sistemas e Transparência. Membro do Conselho de Direitos Humanos da UFES.

  • Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (Vitória–ES) - Pedagoga, Especialista em Violência contra Criança e Adolescente e em Saúde do Trabalhador. Responsável pela área técnica de acidentes e violência dentro do grupo de causas externas da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Karen Scavacini (São Paulo–SP) - Psicóloga. Psicoterapeuta. Suicidologista. Especialista em Gestalt terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio pelo Instituto Karolinska – Suécia. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP/SP. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.

  • Humberto Corrêa da Silva Filho (Belo Horizonte–MG) - Psiquiatra. Doutor em Ciências Biológicas. Pós-Doutor em Genética Molecular. Professor Titular de Psiquiatria da UFMG. Presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018. Presidente da Associación de Suicidologia de Latinoamérica y El Caribe (ASULAC).

  • Ivana Ananias de Oliveira (Serra-ES) - Assistente Social. Especialista em atenção Primária à Saúde. Servidora Efetiva no município de Serra desde 2008, lotada na Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h Carapina. Referência Técnica da equipe de Serviço Social.

  • Maria Carmen Viana (Vitória-ES) - Psiquiatra. Doutora em Psiquiatria pela Universidade de Londres. Professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica (CEPEP) da UFES. Membro Fundadora do Centro de Estudos de Psiquiatria do Espirito Santo (CEPES). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).

  • Neury José Botega (Campinas-SP) - Psiquiatra. Doutor em Saúde Mental. Professor Titular da UNICAMP. Membro da International Association for Suicide Prevention (IASP), realiza pesquisa e projetos assistenciais na área de prevenção de suicídio, além dedicar-se à interconsulta psiquiátrica e ao atendimento de crise em hospital geral. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.

  • Solange Drumond Lanna (Vitória-ES) - Enfermeira. Especialista em Atenção Primária e Epidemiológica aplicada à Gestão. Referência Técnica de Violência de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde de Vitória. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).



Inscrições
  • As inscrições são GRATUITAS.

  • As inscrições são realizadas exclusivamente por formulário eletrônico.

  • As inscrições estarão abertas até o dia 21/09/2016 ou até o preenchimento das vagas.

  • As vagas são limitadas e será respeitada a ordem de chegada das inscrições.

  • Não haverá lista de espera.



Número de vagas
  • Dia 23/09/2016: 500 (quinhentas) vagas.

  • Dia 24/09/2016: 220 (duzentas e vinte) vagas.



Declarações
  • Será emitida declaração de participação a todos os participantes.



Comissão Científica e Organizadora
  • Coordenação: Daniela Reis e Silva (ATEFES/API) - drsilva@terra.com.br

  • Attilio Provedel (NECE/UFES) - attilio.provedel@ufes.br

  • Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (FIOCRUZ/SESA).

  • Danielly Abreu Xavier (SEMUS/Vitória-ES).

  • Maria Carmen Viana (CEPEP/UFES e CEPES).

  • GRUPO DE TRABALHO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DO ESPÍRITO SANTO (GTPS-ES) - gt.prevencaosuicidio.es@gmail.com



Realização
  • Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (ATEFES).

  • Centro de Valorização da Vida (CVV).

  • Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade (NECE/UFES) - Pró-reitoria de Extensão (ProEx/UFES).



Apoio





Patrocínio




Cadastre seu e-mail para receber as notícias sobre as atividades da SAUESP.






Estamos nas redes sociais!

Realização

Departamento de Arquivologia


Associação Médico-Espírita do
Estado do Espírito Santo

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), CEP 29075-910 - Site criado em 31/01/2010 - faleconosco@sauesp.org.br