Seja bem-vindo(a) à SAUESP!
PRINCIPAL EVENTOS NECE QUEM SOMOS CONTATO
> Eventos > III Seminário de Prevenção do Suicídio no ES

III SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO ES





INFORMAÇÕES GERAIS


Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo

Desde março de 2014, em iniciativa inédita no Espírito Santo, após uma série de suicídios divulgados pela imprensa local, um grupo de pessoas preocupadas com as repercussões e com a paralisia que o tema gera começou a reunir-se criando o Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo. Objetivos: ampliar a discussão do tema, bem como desenvolver estratégias por meio uma rede integrada de acolhimento ao comportamento suicida, em trabalhos de prevenção e de posvenção. Fazem parte deste Grupo de Trabalho atores de diferentes segmentos da sociedade, com representantes das seguintes instituições: Apoio a Perdas Irreparáveis (API), Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (ATEFES), Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEEES), Centro de Atendimento Toxicológico (TOXCEN/SESA), Centro de Estudos de Psiquiatria do Espírito Santo (CEPES), Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica da UFES (CEPEP/UFES), Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/FIOCRUZ), Centro de Valorização da Vida (CVV), Concessionária Rodovia do Sol S.A. (RODOSOL), Conselho Regional de Psicologia – 16a Região (CRP-16), Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da UFES - (NECE/SAUESP/UFES), Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo - Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo - Vigilância Epidemiológica, Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP-ES) – Corpo de Bombeiros Militar do ES e Polícia Civil do ES, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória-ES - Vigilância Epidemiológica – Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde (NUPREVI), Secretaria Municipal de Saúde da Serra-ES - Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e Municipal de Saúde da Serra-ES - Vigilância Epidemiológica, Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária e Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Espírito Santo.

Algumas das realizações do Grupo de Trabalho neste período foram a criação e divulgação de uma Nota Pública sobre Suicídio e a realização do II Seminário de Prevenção de Suicídio do ES, intitulado “Suicídio: vítimas do silêncio! É possível mudar essa história”, com participação de trabalhos estaduais e nacionais. Ao longo deste primeiro ano de funcionamento as ações implementadas foram: organização do fluxo de atendimento nos municípios de Vitória e Serra; colaboração para a estruturação dos CAPs para o atendimento adequado à crise suicida; aproximação com os municípios de Iúna, Santa Maria de Jetibá e Colatina; tentativa de sistematização dos registros de tentativas de suicídio e óbitos por suicídio, incluindo os registros do Departamento de Polícia Civil; tentando diminuir o problema da sub-notificação e da divergência dos dados estatísticos entre os diferentes órgãos; participação no Telessaúde, treinamento online de profissionais de saúde da rede básica de atendimento, com os temas “Cuidados Imediatos para o Manejo da Crise Suicida” e “Notificação Contínua de Violência”; campanha de conscientização do correto preenchimento da Ficha de Notificação, discussão sobre o Inquérito VIVA 2014; divulgação do trabalho realizado e os números registrados pela empresa concessionária da Terceira Ponte que liga Vitória e Vila Velha, desmistificando o assunto; contato com imprensa local em mídia impressa, rádio e internet para difundir o tema; cursos de capacitação na ETSUS em nível municipal, e em nível estadual, capacitação sobre saúde mental na atenção básica e Capacitação para NASF; participação significativa do Seminário Latinoamericano de Prevenção ao Suicídio, realizado em Belo Horizonte em junho de 2015, com a presença de 21 pessoas do ES, e a apresentação de cinco trabalhos; e, participação ativa na criação e constituição da ABREPS - Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio em junho de 2015.



Datas
  • 25/09/2015 (sexta-feira) e 26/09/2015 (sábado).



Local
  • Auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFES/Campus de Goiabeiras).



Público-alvo
  • Aberto ao público em geral.



Programação

25/09/2015 (sexta-feira)

08h30 -

Credenciamento.

09h00 -

Abertura.

09h40 -

"Falando sobre o suicídio na infância e adolescência" - Daniela Reis e Silva (ATEFES/API).

10h15 -

"A realidade do suicídio na infância e adolescência no ES" - Edleusa Cupertino (SESA/Vigilência Epidemiológica), Aurimar Demenechi (SESA/TOXCEN) e Carlos Faroni (CVV).

11h15 -

Intervalo.

11h30 -

"Eventos adversos de infância e risco de suicídio" - André Monteiro (FOCUS).

12h20 -

Debates.

12h30 -

Almoço.

14h00 -

"Automutilação sem intenção suicida - cutting: como lidar com este fenômeno cada vez mais frequente entre adolescentes e jovens" - Nádia Halboth (UFVJM).

14h50 -

"Psicoterapia na crise suicida" - Neury Botega (UNICAMP).

15h40 -

Intervalo.

16h00 -

"Reflexões sobre a genética no suicídio" - Humberto Corrêa (UFMG).

16h50 -

"A prevenção de suicídio e atenção no México: estratégias propostas em uma escala humana com impacto social" - Lery Betancurt (ASULAC/México).

17h40 -

Debates.

18h00 -

Lançamento e venda do livro "Crise suicida: avaliação e manejo" - Neury Botega (UNICAMP).



26/09/2015 (sábado)

08h30 -

Minicurso: "Identificação e abordagem do paciente com risco de suicídio" - Humberto Corrêa (UFMG) e Neury Botega (UNICAMP).

10h30 -

Minicurso: "Comportamento suicida na infância e adolescência: identificação e manejo" - Nádia Halboth (UFVJM).

12h30 -

Almoço.

14h00 -

Minicurso: "O que fazer diante de um suicídio? - Atenção e cuidado no luto" - Daniela Reis e Silva (ATEFES/API).

16h00 -

Minicurso: "Atenção psicossocial - Manejo da equipe no atendimento ao paciente suicida" - Lery Betancurt (ASULAC/México).

18h00 -

Encerramento.



Palestrantes
  • André Maurício Monteiro (DF) - Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia, Docente Supervisor em Psicodrama, Supervisor e Treinador de Brainspotting, Supervisor e Treinador de Treinadores de EMDR (EMDR Institute – EUA, EMDR Iberoamerica e EMDR Europe).

  • Aurimar Demenechi (ES) - Enfermeiro – Centro de Atendimento Toxicológico (TOXCEN) da Secretaria Estadual da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES).

  • Carlos Faroni (ES) - Coordenador da Regional Rio-Vitória do Centro de Valorização da Vida (CVV).

  • Daniela Reis e Silva (ES) - Psicóloga, Terapeuta de Famílias e Casais, EMDR e Brainspotting, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Diretora Científica da ATEFES – 2012/2016, Coordenadora do Grupo API/ES – Apoio a Perdas Irreparáveis.

  • Edleusa Cupertino (ES) - Especialista em violência contra criança e adolescente, Analista em Gestão do CPqRR/FIOCRUZ cedida para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES).

  • Humberto Corrêa (MG) - Psiquiatra, Doutor em Ciências Biológicas, Pós-Doutor em Genética Molecular, Professor Titular de Psiquiatria da UFMG, Vice-Presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia (ASULAC).

  • Lery Betancurt (México) - Psicóloga e Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica, Suicidóloga (ASULAC), Professora na Universidad Iberoamericana de León, fundadora e ex-presidente da Associación Mexicana de Suicidología, Vice-Presidente ASULAC.

  • Nadia Halboth (MG) - Pediatra, Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Professora Titular de Medicina da UFVJM, Coordenadora do Grupo Vida.

  • Neury Botega (SP) - Psiquiatra, Doutor em Saúde Mental, Professor Titular da UNICAMP, membro da International Association for Suicide Prevention (IASP), realiza pesquisa e projetos assistenciais na área de prevenção de suicídio, além dedicar-se à interconsulta psiquiátrica e ao atendimento de crise em hospital geral.



Inscrições
  • As inscrições são GRATUITAS e solicitamos apenas a doação de 1kg de alimento não perecível (ou arroz, ou macarrão, ou açúcar) que será destinado à Associação de Vivência Shalon (Serra, ES).

  • As inscrições estarão abertas até o dia 23/09/2015 ou até o preenchimento das vagas.

  • As vagas são limitadas e será respeitada a ordem de chegada das inscrições.



Número de vagas
  • 220 (duzentas e vinte) vagas.



Declarações
  • Será emitida declaração de participação a todos os participantes.

  • A declaração de participação será enviada por e-mail até o dia 10/10/2015.



Coordenação e organização
  • Daniela Reis e Silva (ATEFES/API) - drsilva@terra.com.br

  • Attilio Provedel (NECE/UFES) - attilio.provedel@ufes.br

  • Edleusa Gomes Ferreira Cupertino (SESA/Vigilância Epidemiológica).

  • Danielly Abreu Xavier (SEMUS/Vitória-ES).

  • Maria Carmen Viana (CEPEP/UFES e CEPES).



Realização
  • Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (ATEFES).

  • Centro de Valorização da Vida (CVV).

  • Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade (NECE/UFES) - Pró-reitoria de Extensão (ProEx/UFES).



Apoio
  • Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado do Espírito Santo (SESA/ES).

  • Prefeitura Municipal de Vitória (PMV/ES).

  • Prefeitura Municipal da Serra (PMS/ES).

  • Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo (AMEEES).

  • Conselho Regional de Psicologia da 16a Região (CRP-16/ES).

  • Concessionária Rodovia do Sol S.A. (RODOSOL).

  • Fundação Oswaldo Cruz - Centro de Pesquisa René Rachou (FIOCRUZ/MS).

  • Apoio a Perdas Irreparáveis (API).

  • Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF).

  • Centro de Atendimento Toxicológico (TOXCEN/SESA/ES).

  • Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica (CEPEP/UFES).

  • Centro de Estudos de Psiquiatria do Espírito Santo (CEPES).

  • Associação Brasileira de Brainspotting.

  • Ciranda - Grupo de Apoio à Adoção de Vitória.

  • Café Número 1 - Buaiz Alimentos.

  • R2M Comunicação e Marketing.



Patrocínio
  • Clínica Green House.




Cadastre seu e-mail para receber as notícias sobre as atividades da SAUESP.






Estamos nas redes sociais!

Realização

Departamento de Arquivologia


Associação Médico-Espírita do
Estado do Espírito Santo

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), CEP 29075-910 - Site criado em 31/01/2010 - faleconosco@sauesp.org.br