Apresentação

Criada em novembro de 2002, a ATEFES, Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo, é uma associação de âmbito estadual, sem fins lucrativos e de caráter científico, vinculada à ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar, que tem como objetivo promover a aproximação e o intercâmbio entre especialistas e entidades voltados ao estudo e à pesquisa dos conhecimentos relativos à terapia familiar, e tem participado do movimento da terapia familiar no Brasil com grande destaque.

O Grupo de Apoio à Adoção de Vitória – CIRANDA, fundado em 17 de julho de 2008, surgiu da necessidade de casais habilitados e profissionais da área refletirem sobre os aspectos relacionados ao processo adotivo. Tem como missão propagar uma nova cultura da adoção focando o melhor interesse da criança e adolescente, buscando soluções legais, definitivas e rápidas que garantam o crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente em família.


Objetivos

Para dar prosseguimento à programação científica de nossa Associação e ao aprimoramento de nossos associados, estamos organizando o “Dia Internacional da Família” (15 de maio) proclamado pela ONU em 1994 e mundialmente divulgado desde então. Em 2010, a Associação Brasileira de Terapia Familiar encampou o projeto de instituir essa comemoração no Brasil, conclamando todas as suas Regionais a realizarem eventos alusivos à data, com o objetivo também de levar o tema família a ser discutido por diferentes instâncias.

Neste mesmo ano a ATEFES fez uma parceria com o CIRANDA, visando o crescimento e fortalecimento deste Grupo de Apoio à Adoção. Uma das realizações desta parceria é a comemoração do Dia da Adoção (25 de maio) criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, culminando em 2014, na 1ª Caminhada da Adoção, realizada na Praia de Camburi com a adesão de aproximadamente 200 pessoas.

Para 2015, a ATEFES, organizou para comemorar o Dia Internacional da Família e Dia Nacional da Adoção, um único evento intitulado “Diversidade da Constituição da Família na Atualidade e seus Desafios” sob a forma de uma mesa redonda seguida de debate. Este evento, aberto ao público em geral e a profissionais da área de saúde, direito e educação, com entrada gratuita, tem como perspectiva abordar também a discussão de projetos de lei restritivos em avaliação no Congresso sobre o Estatuto da Família.


Palestrantes

Helena Centeno Hintz - Psicóloga; Psicoterapeuta individual, de casal e de família; Membro da equipe de coordenação do DOMUS- Centro de Terapia de Casal e Família; Coordenadora do Corpo Clínico do DOMUS e da Comissão Editorial da Revista Pensando Famílias; Sócia Fundadora da AGATEF; Sócio fundador do CEAPIA – Centro de Estudos, Atendimento e Psicoterapia da Infância e Adolescência; Presidente da ABRATEF - Associação Brasileira de Terapia Familiar.

Ieda Zamel Dorfman - Especialista em Psicologia Clínica; Terapeuta Familiar e de Casal; Pesquisadora Visitante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Professora Coordenadora do Curso de Transtornos Alimentares: Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa do PROJETO-Centro Cultural e de Formação; presidente da AGATEF.

Dra. Hosana Leandro de Souza DallOrto – Advogada Familiarista; Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa/Portugal; Especialista em Família pela FDV, Prof. Da faculdade São Geral, Cariacica; Associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

Daniela Reis e Silva – Psicóloga Clínica e Hospitalar; Terapeuta de Famílias e Casais; Terapeuta Certificada, Facilitadora e Supervisora em EMDR; Terapeuta Certificada em Brainspotting; Fellow in Thanatology (Association for Death Education and Counseling) – Especialista em Tanatologia – ADEC; Mestre e Doutorando em Psicologia Clínica – PUC-SP, Coordenadora do API – Apoio a Perdas Irreparáveis; Associada Fundadora e Diretora Científica da ATEFES.
Tema: Implicações e Desafios do Luto para a Constituição da Família Brasileira.


Público-alvo

Aberto ao público em geral.


Programação

Mesa Redonda seguida de debate

  • Data: 22 de maio de 2015 (sexta feira);

  • Horário: 19h00 às 22h00;

  • Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - R. José Alexandre Buaiz, 157 - Enseada do Suá , Vitória - ES, 29050-913.


Inscrição


Realização

  • Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo - ATEFES
    Contato: atefes.secretaria@gmail.com / (27) 3325-3047

  • Grupo de Apoio à Adoção de Vitória – CIRANDA


Apoio

  • Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF)

  • Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da UFES (NECE/UFES)

  • Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES)

  • Conselho Regional de Psicologia da 16a Região - ES (CRP-16/ES)